A Região

O lugar dos Cubos situa-se na margem da Ribeira de Arronches num vale de azenhas centenárias e de pequenas hortas ainda hoje cultivadas pelas populações.

A aldeia de Vale de Cavalos é uma povoação que cresceu nos últimos 30 anos a partir de um pequeno aglomerado onde as populações da região se abasteciam pois aí existia uma padaria, uma mercearia e duas tabernas. Mantendo essa tradição, é posível encontrar em Vale de Cavalos um mini-mercado, uma padaria, cafés, pastelaria e restaurantes.

Alegrete - 3 km

É uma antiga vila medieval que foi sede de concelho até 1855. O seu castelo foi mandado construir pelo Rei D. Dinis que lhe concedeu foral em 1319. Um passeio pelas ruas estreitas com as casas sempre de um branco imaculado transporta-nos para tempos idos. Recomenda-se a visita ao Castelo, à Igreja Matriz e ao Largo do Coreto todos com belíssimas vistas.

Portalegre - 15 km

Sede de distrito, foi fundada e recebeu foral do Rei D. Afonso III em 1259. Até aí era designada por Portus Alacer. É uma bela cidade que se espraia por uma das encosta da Serra de S. Mamede, com um rico património arquitectónico. Recomenda-se um passeio a pé pelas ruas centenárias onde é possível apreciar um belo conjunto de casas brasonadas e a visita à Sé, Casa-Museu José Régio, Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, Fundação Robinson e Museu Municipal.

Arronches – 13 km

Esta bela vila é chamada em gíria popular “Terra dos Porcos” porque, segundo a lenda, consta que as pessoas de manhã abriam as pocilgas para que os seus porcos fossem para o campo e quando era tarde estes regressavam a casa dos seus donos que lhes abriam as pocilgas para dormirem e comerem. Rodeiam-na 5 pontes, a mais antiga do século XV, que pode ser um ponto de partida para um passeio pela vila onde se recomenda também a visita à Igreja Matriz e Igreja de Nossa Sra. da Luz. Na freguesia da Esperança é possível observar pinturas rupestres em abrigos paleolíticos.

Castelo de Vide – 36 km

Conquistada aos mouros no ano de 1148, ao longo de séculos foi habitada por judeus e cristão que aí viveram fraternamente. Também conhecida por Sintra do Alentejo, Castelo de Vide é uma vila de rara beleza, repleta de pontos de interesse, dos quais de destaca a Judiaria com o seu Museu da Sinagoga e o Castelo.

Marvão – 34 km

Praça fortificada da Idade Média, foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1166. A vila, no interior do castelo, encontra-se particularmente preservada o que levou à sua candidatura a Património Mundial da Unesco. Para além das soberbas vistas da planície alentejana e terras de Espanha, recomenda-se um passeio pelas suas ruas bem como um desvio à cidade romana de Ammaia, na freguesia de S. Salvador da Aramenha.